Artigos

18.08.2022

Erros que você não pode cometer ao fazer seu currículo

O currículo é o primeiro ponto de contato entre empregador e candidato. Nele, você terá a oportunidade de causar uma boa impressão, se mostrar apto a desenvolver o cargo pretendido, além de indicar suas experiências, formações e habilidades.

Os modelos de CV são relativamente estáveis e muito semelhantes. A maioria carrega as mesmas informações há décadas.

No entanto, eles vêm sendo aperfeiçoados e é comum que algumas pessoas cometam alguns erros que podem prejudicar a reputação e até mesmo eliminá-los em um processo seletivo, por exemplo.

Diante disso, compilamos abaixo 5 erros que você deve evitar ao fazer o seu currículo. Confira!

1. Erros de ortografia e gramática

A falta de atenção aos detalhes pode superar uma boa formação e as boas experiências que você apresenta em seu CV.

Isso imprime uma personalidade desatenta aos detalhes, que potencialmente pode prejudicar o dia a dia no trabalho, tornando-o um candidato a se evitar na empresa.

A primeira dica é passar o seu texto por verificadores de gramática. Hoje em dia é possível encontrar uma série de opções gratuitas na internet.

No entanto, a verificação ortográfica automatizada nem sempre detecta erros e é incapaz de detectar o uso indevido de palavras incorretas que sejam homônimas, por exemplo. Desse modo, sempre vale a pena pedir para algum conhecido examinar a parte textual do currículo.

2. Informações incorretas ou inverdades

Datas que não coincidem, informações pessoais incorretas e históricos de cursos e formações que não procedem nunca é uma boa ideia. Quando um recrutador checar essas informações, você certamente será logo descartado.

Muitas vezes não se trata de não ter aquela formação, mas sim de tentar obter alguma vantagem a partir de informações que não são verdadeiras. Esses candidatos não são valiosos em processos seletivos.

Atente-se para informar com muita precisão as datas de início e encerramento de cada vínculo presente no documento. Isso depõe a respeito da estabilidade do candidato nos cargos pelos quais já passou.

3. Formato ruim ou muito carregado

A menos que você esteja procurando um cargo de design ou em um ambiente que exige muita criatividade, seu currículo não deve ser uma obra de arte.

Uma fonte sofisticada, como Arial ou Times New Roman em um design limpo é tudo que você precisa.

Certifique-se de que é fácil de ler na tela e salvo como um arquivo reconhecido que pode ser aberto como um anexo de e-mail, como um documento do Word ou PDF.

4. Falhas na adaptação ao cargo pretendido

Certifique-se de adaptar o seu CV a cada função a que se candidata. Liste as habilidades, responsabilidades e realizações especificamente relacionadas ao trabalho.

Evite a abordagem de 'tamanho único' e adapte-se para atender a requisitos específicos. 

Se você está aplicando para um cargo de gestão de processos, destaque suas habilidades que tenham a ver com o emprego, como organização, proatividade e outras características pertinentes.

5. Saltos e lacunas de emprego

As lacunas entre um emprego e outro podem ser vistas de forma negativa. No entanto, muitas vezes estes são períodos em que você aprendeu e desenvolveu habilidades-chave transferíveis.

Agrupar funções semelhantes em títulos como 'freelance' ou 'contrato de trabalho' e indicar longos períodos de viagem é muito melhor do que deixar espaços em branco.

Deixar para o empregador adivinhar sua situação pode resultar em conclusões menos lisonjeiras e ter o seu currículo descartado logo no início do processo.

6. CV muito longo

Seu currículo não deve ser um romance – se o empregador não estiver convencido após duas páginas; é provável que eles não sejam persuadidos nas próximas quatro.

Mantenha-o conciso e lembre-se que menos é muitas vezes mais. Se você, de fato, tiver muitas experiências, tente ser o mais sucinto possível sobre cada campo de atuação, habilidade e atuação.

Evite se estender desnecessariamente. Isso mostra a sua capacidade de objetividade e otimização necessária para uma linguagem eficiente – habilidade valorizada em muitos segmentos.

Seguindo essas dicas, você terá um CV de qualidade e que convencerá pelo seu histórico e habilidades. Certifique-se de ser sempre honesto em todas as informações apresentadas.